Na maioria das vezes e a maioria das pessoas, tem por habito lavar carnes, peixe, e nomeadamente, frango para eliminar os germes e as bacterias.
Há quem lave o frango só com água, há quem lave com limão, e ainda há quem lave com água salgada.
Não parece nada de mal, pois não? Quantas e quantas vezes, não se fez isto, não só com o frango, mas também com outros alimentos?
Pois….
O problemas, afinal é que estamos a fazer mal.
A grande maioria das bactérias que vivem no frango são inofensivas aos seres humanos.
É verdade que há uma que nos pode fazer muito mal, que é a campilobacter, também conhecida como bacteria retorcida.
Mas segundo a Food Standards Agency, ou a FSA, para os amigos, que é a agência alimentar britânica, lavar o frango cru com água antes de o cozinharmos, estamos a aumentar o risco de contaminação por esta dita bactéria.
Como ocorre a contaminação?
O que acontece, é que quando lavamos, estamos a espalhar as ditas bactérias nas nossas mãos, na nossa roupas, nos utensílios e até nas superfícies da cozinha, devido ao salpico de água.
Na maioria dos casos, as pessoas só ficam doentes durante uns dias, mas esta doença pode levar a problemas graves de saúde a longo prazo, como por exemplo, a síndrome de Guillain-Barré, que é uma doença grave do sistema nervos, ou a síndrome do intestino irritável.
Principais sintomas:
- Dor abdominal
- Febre
- Diarreia grave
- Vómitos
E nos casos mais grave, esta bateria pode mesmo causar a morte. As pessoas de riscos, são as crianças e as pessoas com uma defesa imunitária em baixo.
Infelizmente, para a maioria das pessoas isto é uma novidade.
Esta bactéria é só eliminada quando vai a cozinhar, devido às altas temperaturas, e não pela água.
Para além desta, o frango também tem outra bactéria, a Salmonela, que também pode causar problemas de saúde. Mas a primeira é pior.
Por isso, já sabe, nada de lavar frangos, mais vale mete-los logo a cozinhar, para não corrermos o risco que termos surpresas muito desagradáveis.