Mesmo que ainda haja pessoas que não querem ver, admitir ou até mesmo reconhecer, o aquecimento global é um facto que cada vez mais é difícil de negar ou ignorar devido às suas evidências tão flagrantes.
É um facto que o planeta está a aquecer. É um facto que este aquecimento está a provocar o degelo do árctico devido à temperatura do mar estar a subir e a própria subida do nível médio da água do mar.
E como Portugal é um dos países que é banhado pelo mar, não será de admirar, nem de estranhar, mas sim pelo contrário, de preocupar, que o risco das cidades ribeirinhas desaparecerem é muito maior.
E se agora a população concentra-se no litoral e não quer nada com o interior, vai haver a altura que não terá qualquer hipotese ou escolha.
E não pense que isto é uma coisa que vai acontecer só daqui a uns milhares de anos, pois pode ocorrer muito mais cedo, uma vez que o degelo está a acontecer a um ritmo muito mais rápido que os cientista pensavam inicialmente.
Uma subida de 3,4 ou até mesmo 5 ºC devido ao aquecimento global pode significar um aumento até 7 metros do nível da água do mar.
Veja quais são as 24 cidades de Portugal que irão acabar por desaparecer como resultado do aquecimento global:
1. Vila Real de Santo António
2. Faro
3. Olhão
4. Portimão
5. Lagos
6. Tróia
7. Setúbal
8. Costa da Caparica
9. Barreiro
10. Moita
11. Montijo
12. Peniche
13. Nazaré
14. Figueira da Foz
15. Montemor-o-Velho
16. Ovar
17. Espinho
18. Aveiro
19. Matosinhos
20. Vila do Conde
21. Póvoa de Varzim
22. Esposende
23. Viana do Castelo
24. Caminha