Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, em Itália. “Há muitos mortos”, avançou António Crocetta, um dos chefes das equipas de socorro enviadas para o local durante a madrugada.
De acordo com os registos, quando o acidente ocorreu estavam no hotel cerca de 30 pessoas – 22 hóspedes e pelo menos 7 funcionários. O primeiro cadáver foi, entretanto, retirado do local, mas as autoridades continuam as buscas apesar das condições “muito difíceis” em que estão a operar.
O alerta foi lançado pelas 4h da manhã por dois hóspedes que, tendo percebido que começava a derrocada, se refugiaram dentro de um carro. De acordo com os relatos da equipa de resgate, o hotel está totalmente soterrado. Algumas luzes mantiveram-se acesas, mas não se ouvem pedidos de socorro.
As avalanches nas zonas altas eram, de certa forma, previsíveis depois de Itália ter registado vários sismos na tarde de ontem. Os meios de socorro não conseguiram, contudo, chegar mais cedo à região dos Alpeninos, sobretudo devido aos fortes nevões e aos mais de cinco metros de neve acumulada que dificultam o acesso.