Como baixar tensão arterial rapidamente em sua casa? Descubra quais os produtos naturais que lhe podem ajudar a regular a sua tensão arterial e beneficiar a favor da sua saúde.
Hoje em dia os avanços tecnológicos são tantos que ajudam a facilitar a nossa vida, mas também toda esta tecnologia tem um preço elevado na nossa saúde. A pressão alta pode matar seu corpo lentamente, pois se não cuidar da pressão vai desgastar órgãos importantes no seu organismo, (rins, coração, desgaste das artérias, etc…)
Por isso é que devemos estar sempre atentos a nossa pressão arterial medido-a pelos menos uma vez por semana, caso ela esteja alta é recomendado ir ao médico. Mas não custa nada tentar baixar a tensão arterial em casa.
Índice do artigo
O que é a pressão arterial
“O coração contrai-se e expande-se novamente 60 - 80 vezes por minuto em média. Deste modo, bombeia o sangue sob pressão para as artérias para fornecer oxigénio e nutrientes aos órgãos do corpo. Os vasos sanguíneos ramificam-se até à formação de capilares. Este ”sistema de canalização” oferece mais ou menos resistência ao fluxo sanguíneo, se este estiver sob pressão suficiente.
A pressão é mais alta durante o batimento cardíaco do que quando o coração contrai. Esta pressão é conhecida como pressão sistólica. A fase de contração do coração, na qual a pressão sanguínea aumenta é conhecida como sístole. A pressão sanguínea atinge o seu ponto mais baixo entre dois batimentos cardíacos, p.ex.quando o músculo do coração relaxa. A pressão sanguínea neste ponto é a pressão diastólica. A fase em que o coração relaxa e a pressão sanguínea diminui é conhecida como diástole.
A pressão sanguínea é medida em mmHg. O valor sistólico é sempre especificado primeiro, depois o valor diastólico. Por exemplo: 120/80 mmHg significa que a pressão sanguínea sistólica é de 120 mmHg e a pressão sanguínea diastólica é de 80 mmHg.1 mmHg é a pressão que um milímetro (mm) de mercúrio (Hg) exerce. Como uma conversão: 1 mmHg = 0.00133 bar.”
Fonte: http://tensoval.pt/o_que_e_a_tensao_arterial.php
Como baixar a tensão arterial rapidamente
Se você é um fumante, comece já por deixar de fumar, pois o tabaco é um dos fatores principais que levam à hipertensão. As bebida alcoólicas também provocam tensão elevada pois fazem dilatar os vasos sanguíneos. Segue abaixo mais 4 motivos que podem elevar a tensão arterial.
- stress,
- níveis altos de colesterol,
- sedentarismo,
- diabetes,
- dormir mal,
Tenha sempre uma boa noite de sono, não fumar e dar umas caminhadas, conta muito para baixar a tensão arterial. (45 minuto de caminhada ajuda a baixar os níveis de colesterol e a diminuir o stress).
Alimentos que ajudam a diminuir a tensão arterial
Confirme na lista abaixo quais os alimentos que ajudam a regular a tensão arterial. Se não os costuma usar na sua alimentação comece por os inserir.
ALHO
O cheiro do alho pode incomodar um pouco, mas é uma das plantas naturais que têm os nutrientes indispensáveis para a nossa saúde.
Comece a incluir alho nas suas receitas é uma forma de reduzir o colesterol, prevenir coágulos de sangue e aliviar tensão.
GINKBO BILOBA
É uma planta natural que contribui para baixar tensão arterial rapidamente. Tem propriedades anticancerígenas, melhora a circulação sanguínea e o batimento do coração.
RAWOLFIA SERPENTINA
Contém altos níveis de reserpina alcalóide, muito importante meio para reduzir a hipertensão.
AMÊNDOAS CRUAS
Contém fibras, vitamina E e fósforo. Se ingerir diariamente uma pequena quantia de amêndoas cruas, poderá reduzir os níveis de colesterol e assim irá baixar tensão arterial rapidamente.
PIMENTA CAYENNE
A pimenta-caiena é fundamental para reduzir os valores da tensão arterial alta. Misture duas colheres de chá de pimenta cayenne com mel e canela, é uma combinação perfeita.
CÚRCUMA
A cúrcuma faz baixar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento cardiovascular.
Depois de saber alguns dos produtos naturais para baixar a tensão arterial rapidamente, comece hoje já a inserir estes alimentos na sua tabela alimentar. Não se esqueça que uma boa caminhada todos dias irá resultar também. Nem é preciso dizer para deixar de fumar.
Veja também: