O Cartão Europeu de Seguro de Doença pode ser boa escolha. Quando viajamos, não estamos à espera que vamos ficar doentes ou que vamos ter um acidente, mas a verdade é que, os acidentes acontecem, e por vezes ficamos doentes mesmo nas férias. E se estamos fora do nosso país, a viajar pela Europa, não nos podemos esquecer de levar connosco o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou CESD.
Para que serve o Cartão Europeu de Seguro de Doença
Este cartão para além de não ter qualquer tipo de custo, o seu titular beneficia da mesma assistência médica, com os mesmos direitos, dos cidadãos do país de destino. E apesar dos cuidados se saúde serem gratuitos, poderá ter de pagar alguma taxa moderadora ou outras despesas cobradas no país onde se encontra.
Este cartão dá-lhe acesso à assistência médica em qualquer um dos 28 países da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e na Suiça. E qualquer pessoa que vá viajar pode pedir este cartão, seja por curta ou longa duração.
E para pedir o cartão Europeu basta:
- Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência
- Serviços do seu subsistema de saúde (ADSE, SAMS, etc.)
- Loja do Cidadão
- Açores – Centros de Prestações Pecuniárias
- Madeira – Centro de Segurança Social da Madeira
Mas também o pode pedir através da Internet através da página da Segurança Social Directa. E costuma levar 5 dias úteis a chegar e tem uma validade de 3 anos.
No caso de ter de viajar antes do cartão ter chegado, pode pedir um certificado provisório, que garante os mesmos benefícios que o cartão.
Escusado será dizer que este documento é pessoal e intransmissível e que cada pessoa do agregado familiar deve ter o seu. Para mais informações sobre o Cartão Europeu de Seguro de Doença veja aqui.