A Deco está a aconselhar os portugueses a não comprarem hambúrgueres já picados nos talhos, depois de ter detetado neles bactérias nocivas e aditivos alérgenos usados para fingir que a carne é fresca.
A Associação de Defesa dos Consumidores identificou carne guardada a temperaturas demasiado altas, com “milhões de bactérias por grama”, entre elas a perigosa ‘salmonella’ e outras de origem fecal. Além disso, os produtos à venda revelaram ainda demasiada gordura e sulfitos usados ilegalmente como conservantes.
Em declarações à Lusa, o técnico Nuno Lima Dias desaconselhou, assim, “a compra de carne previamente picada e de hambúrgueres frescos já preparados nos talhos”, defendendo até que o Governo deve proibir a sua venda. A análise efetuada pela Deco incidiu em 25 estabelecimentos de Lisboa e Porto. Em 80% das amostras solicitadas foram identificadas “quantidades enormes” de conservantes ilegais.
De referir que os sulfitos podem provocar alergias, náuseas, dores de cabeça e problemas de pele, digestivos e respiratórios, sendo que, em situações menos habituais, as reações alérgicas despoletadas podem ser mortais. Nuno Lima Dias lamentou, assim, que os consumidores estejam totalmente “desprotegidos” no momento em que compram carne já picada, lembrando que o melhor é pedirem para picá-la na hora.