Quem é que nunca sentiu os dedos das mãos dormentes? Ou até mesmo a própria mão? Fiquem sabendo que esta sensação é o resultado de uma breve interrupção da circulação sanguínea na região que vai da palma da mão até aos dedos.
Normalmente isto acontece quando está mais frio. Mas se acontece com muita frequência, ou seja, mesmo quando não há motivos para tal, não deve ignorar, pois pode ser o sintoma de certos problemas de saúde como:
1 - Esclerose Múltipla. Ela provoca a destruição das membranas nervosas da medula. Isto faz com que a circulação dos impulsos nervosos seja interrompida, reduzindo a sensibilidade das mãos e causando dormência.
2 – Osteocondrose da coluna cervical. O desgaste da coluna, causada pela falha no fornecimento de sangue para o corpo, o paciente sofre de dores de cabeça, falta de coordenação motora e formigueiro nas mãos.
3 – Síndrome do túnel de carpo. Isto é comum para quem faz tarefas repetidas com as mãos, como por exemplo, músicos, usar o teclado, entre outros. Devido a repetição constante com os dedos, o tendão tende a inchar, causando dormência nas mãos.
4 - Trombose. Se houver coágulo de sangue, há um atraso no fluxo de sangue e de oxigénio, o que provoca formigueiro nas mãos.
5 – Acidente Vascular Cerebral (derrame). É onde ocorre o caso mais grave de formigueiro nas mãos.
6 – Doença de Buerger. Está ligado ao tabaco e causa dor e dormência nas mãos devido à diminuição de fluxo sanguíneo. Também pode afectar os pés e não tratado a tempo, pode provocar gangrena.
7 – Diabetes. Devido à redução de fluxo de sangue pode ocorre dormência. Aqui convém ir ao médico quanto antes.