Um “golpe de calor” (insolação) foi a causa de morte do militar que morreu este domingo a noite, depois do seu treino de do curso que estava a tirar de comandos.
O Exército português afirmou que o militar frequentava o 127º curso de comandos, diz também que, “sentiu-se indisposto durante uma prova de tiro (tiro reactivo)”, tendo sido de imediato assistido logo por um médico.
O médico disse que estava com “um golpe de calor”. Por esse facto determinou a saída do militar da instrução e a sua transferência para a enfermaria de campanha, onde terá ficado em observação, segundo a mesma nota.
O golpe de calor é uma doença que pode pôr a vida em perigo, que deriva de uma prolongada exposição ao calor e na qual uma pessoa não pode suar o suficiente para fazer descer a sua temperatura corporal.
O que é um Golpe de Calor?
Esta doença costuma desenvolver-se rapidamente e requer um tratamento intensivo e imediato. Se uma pessoa estiver desidratada e não puder suar o suficiente para arrefecer o seu corpo, a temperatura corporal pode atingir níveis perigosamente elevados e provocar um golpe de calor. Certas doenças, como a esclerodermia e a fibrose quística, diminuem a capacidade de sudação e, consequentemente, aumentam o risco de ocorrer um golpe de calor.