Já houve a altura, sabe-se lá porque, que fumar era fashion, que quem fumava parecia mais atraente. E a prova estava nas propagandas do tabaco na altura, que não tinham as preocupações de hoje e envolviam médicos, atletas e até crianças.
Mas quando se começou a ter a informação que afinal o fumo era mau para a saúde, para o corpo, quem fumava deixou de ter a “beleza” que tinha antigamente. Aliás, passou a haver fortes campanhas de consciencialização contra o tabaco.
E foi de tal forma, que todas as marcas do tabaco, foram obrigadas a colocar nas suas embalagens os riscos para a saúde. Mas nem assim os fumadores deixam de puxar pelo cigarro, principalmente em situações de maior stress e ansiedade.
Mas a partir do momento em que deixa de fumar o seu corpo reage positivamente. Ou seja, vamos supor que a partir deste momento deixa de fumar:
1 – Passados 20 minutos, o seu corpo vai sentir um alivio, pois a sua pressão arterial e os pulsos estão a normalizar.
2 – Passados 8h, os níveis de monóxido de carbono no sangue vão ser neutralizados e os níveis de oxigénio estarão muito melhores.
3 – Passados 24h, vai estar a reduzir o risco de enfarte.
4 – Em 48h, vai começar a restaurar a sensibilidade do paladar e do olfato.
5 – Entre 2 semanas e três meses, a sua circulação vai melhorar e vai caminhar com mais facilidade, sem se sentir tão cansada. E a capacidade dos seus pulmões terá aumentado até 30%.
6 – Passados nove meses, o seu corpo recupera a energia e vai terminar com a dificuldade com a falta de ar. E também já pode comemorar, pois deixa de ter aquelas tosses e congestões frequentes. Os seus pulmões começam a ficar limpos e sem riscos de infecções.
7 – Passado um ano, o risco de doenças do coração diminui, isto em relação a quem fuma.
8 – Passados cinco anos, o risco de cancro da garganta, boca e esófago terá diminuído bastante em relação a quem fuma
9 – Passados dez anos, a taxa de mortalidade por cancro do pulmão será comparável à de um não fumante. E o risco de cancro na bexiga, rim, garganta, boca, esófago e pancreático é significativamente menor.
10 – Passados 15 anos, os risco de doenças do coração é igual à de um não fumante.
Vale ou o não vale deixar de fumar?