Minuta de Carta de Despedimento em 6 passos

Arranjou uma proposta melhor, mas quer sair do trabalho onde está pela porta grande? Use esta minuta de carta de despedimento para causar boa impressão na hora de sair.

Felizmente ou infelizmente, nem sempre as mudanças profissionais são determinadas por razões externas, muitas vezes é o próprio trabalhador que decide que chegou a hora de fechar a aquele ciclo e começar um novo.

Usar esta minuta de carta de despedimento é essencial para que consiga sair do seu trabalho actual de cabeça erguida e mantendo a cordialidade das relações de trabalho, para alem de assim garantir os seus direitos.

“Porto, 20 de Junho de 2016

Ex.mo(a) Sr.(a) Dr.(a) X,

Pela presente carta venho comunicar a minha decisão de deixar a função de _____ a meu cargo na empresa _____ desde o dia ___ / ___ / ___ .

Agradeço a oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal que me foi concedida, e manifesto a minha convicção de que os esforços levados a cabo quer por mim quer pelos meus colegas e superiores trouxeram a todos benefícios de grande valor, traduzindo-se no crescimento da empresa.

Neste momento, pretendo fechar este ciclo de actividade profissional na empresa _____ . É por essa razão que, sem qualquer reserva ou desagrado, apresento a minha demissão.

Mais acresço que o faço em observação do período de aviso prévio de ___ meses, com início no dia ___ / ___ / ___ .

Em sinal de acordo, solicito que duplique e devolva assinada a presente carta.

Atentamente,
_______________“

Há algumas regras a ter em conta

1 – Quando enviar a carta? Se o vínculo à empresa for mais de 2 anos, deverá enviar a carta com 60 dias de antecedência relativamente à data que pretende deixar de exercer funções. Se não cumprir pode ter que indemnizar a empresa, que será com base na diferença entre o prazo legal e aquele que o trabalhador considerou.

2 – Que informações são obrigatórias incluir?

Cabeçalho da carta
• Nome e morada completos do trabalhador
• Nome e morada completos da entidade patronal
• Local e data
• Assunto: “Rescisão de contrato de trabalho sem termo”

Corpo da carta (pode usar a minuta de carta de despedimento)
• Motivo
• Data da celebração do contrato
• Referência ao facto de estar a respeitar o prazo legal para dar o pré-aviso à organização
• Dias de férias que terá a gozar até à data em que deixar efectivamente de prestar serviços (por exemplo, se ainda vai trabalhar dois meses, poderá ter direito a 4 dias de férias, dois por cada mês de serviço prestado)
• Informar a entidade patronal de que deverá pagar-lhe os subsídios de férias e de Natal em proporção ao tempo que trabalhou no ano em que apresenta a sua demissão

Conclusão da carta
Termine a carta apresentando os melhores cumprimentos e a sua disponibilidade para esclarecer o que for necessário.

3 – Usar o bom senso. O mercado de trabalho está sempre em constante mudança, portanto, faça um esforço para manter uma relação positiva com todas as empresas por onde passar.

4 – Ter uma conversa, antes de fazer a carta. Pois a saída de um trabalhador mexe com toda a dinâmica da organização que terá de ser reajustada. Como por exemplo, preparar uma pessoa para substituir o trabalhador que se vai embora. Assim, antes de escrever e enviar a carta de despedimento, tenha uma conversa com o seu superior.

5 – Retaliação – Nunca! Nunca deve indicar má gestão da empresa ou conflitos internos, para não haver retaliação para aqueles que ficam. É sempre preferível apelar à sua vontade de evoluir profissionalmente e de abraçar novos desafios profissionais.

6 – Mantenha os seus contactos activos. Não interessa porque sai, o importante é manter os contactos que fez nessa empresa activos.

Também vai gostar:

loading...