Nunca ninguém gosta de falar de puns ou peidos, e por norma, é quase tema tabu.
Se falar é complicado, imagine quando estamos com outras pessoas e largamos um pum.
A maioria sente-se envergonha e pede imediatamente desculpa ou então finge que não foi ele.
Mas fiquem a saber que os puns são uma função normal do nosso corpo e é muito importante para o nosso organismo soltarmos esses gases.
1 – Sinal de alerta precoce. Cheiros fortes, alta frequência, e/ou dor incomum quando solta um pum pode ser sinal de doenças sérias. Se tiver estes sintomas regularmente, é melhor falar com um médico.
2 – Reduzem o inchaço – Comeu aquela pratada toda e agora sente-se cinco vezes maior. Pois, isso acontece, quando uma grande quantidade de comida tem de ser digerida ao mesmo tempo, o corpo armazena mais agua e o seu intestino produz mais gases. Quando os solta, o seu estômago vai se sentir muito melhor e fica mais fácil abotoar as calças.
3 – O cheiro é bom para si. É saudável cheirar os próprios puns, pois há estudos que mostram que existem substancias nos seus gases que ajudam a proteger-te de doenças.
4 – Ajuda a tratar das necessidades nutricionais. Ou seja, diferentes comidas produzem diferentes gases, o que pode indicar se está a comer mais ou menos quantidade de algum alimetno. Se tem poucos gases, é possível que a a sua dieta seja pobre em fibras.
5 – Puns são uma sinal de bactéria saudável. Quem come de forma saudável, tem mais gases. E este tipo de alimentos dão às bactérias do seu intestino mais com o que trabalhar, dando ao seu trato intestinal mais pratica, o que pode levar a uma maior produção de gases.
6 – É saudável para o intestino. Não deve prender os puns. De dez em quando tudo bem, mas sempre não, pois a actividade intestinal pode ficar afectada, o que pode causar cólicas dolorosas. Mais vale relaxar e soltar.
7 – É uma boa sensação. Temos de ser honestos: é bom soltar um pum.