Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é “Yes We Can”, mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.
A Swonkie é uma plataforma criada por empreendedores portugueses que permite gerir redes sociais e partilhar conteúdo em segundos (e que há poucos dias a SIC Notícias entrevistou a propósito da Web Summit). Empenhados em viver o “sonho americano”, não se consideram “malucos” por querer contratar Barack Obama.
“Acreditamos em pessoas que marquem a diferença”, explicam no manifesto publicado no site hiringobama.com. A empresa está à procura de um embaixador americano para a Swonkie, mas não é qualquer pessoa que se pode candidatar ao cargo. A principal condição é “ser o 44º Presidente dos Estados Unidos” e “ter um cão de raça portuguesa”.
A escolha é reduzida, e os empresários acreditam que Obama é a pessoa certa. “Podemos tornar isto real contigo, Barack Hussein Obama”, anunciam na sua página.
João Pedro Cortinhas, um dos fundadores da Swonkie, quer que a campanha se torne viral e que “chegue o mais longe possível à Casa Branca”.
A partir desta sexta-feira Barack Obama está oficialmente “desempregado”, mas talvez não por muito tempo. O manifesto pode ser partilhado e a empresa pede a todos que os “ajudem a contratar Obama”.