Será que quem já teve Zika pode engravidar? Essa é uma dúvida constante entre os casais que estão planejando ter um filho. Como muitos sabem, o Brasil anda sofrendo com os casos de ziga, dengue e chikungunya.
Somente em 2018, 45 mortes já foram confirmadas, sendo a dengue ainda o maior número. Esses dados são do Ministério da Saúde e correspondem ao período de 31 de dezembro do ano passado, a 21 de abril de 2018.
Em meio ao medo causado pelo mosquito aedes aegypti, transmissor do zica vírus, dengue e chikungunya, os casais que planejam ter filho ficam acuados e com receio. Será que quem já teve Zika pode engravidar ?
Hoje vamos abordar um tema para quem já teve zika e quer saber se pode engravidar. Confira tudo até o final!
Quem já teve Zica pode engravidar?
Como se trata de uma doença relativamente nova, infelizmente ainda é necessário muitas pesquisas a respeito do Zica Vírus. Porém, parte dos estudos realizados até agora indicam de fato uma relação com o Zica Vírus sendo causador da má formação neurológicas, como é o caso da microcefalia.
Neste caso, como as mães devem tomar a decisão? Engravidar ou não após ter tido o Zica Vírus? De acordo com os médicos especialistas, eles não podem indicar ou não que uma mulher deva ter filho ou não. Essa recomendação é quase que antiética.
Porém, existe um dado a ser considerado: o risco de transmissão do Zica Vírus para o feto pela mãe é de apenas 1%, o que é muito baixo se comparado com outras doenças.
Mas essa relação existe. Existem casos comprovados de má formação por mães que já tiveram o Zica Vírus, porém, a Organização Mundial da Saúde ainda não tem nada conclusivo.
Por isso, a recomendação é de um “intervalo de segurança” para as mães que tiveram o Zica Vírus, que é de no mínimo seis meses. Sendo assim, se você sonha em ser mãe e está planejando, é aconselhável respeitar e seguir esse intervalo pensando na saúde do seu filho.
E exatamente pela doença ser também transmitida através de relações sexuais, o correto é que os parceiros usem camisinha durante esse período de segurança de seis meses.
O que é o Zica Vírus?
O Zica Vírus é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Há relatos da primeira incidência do vírus em 1947, em Uganda, quando macacos foram encontrados na Floresta Zica com a doença, daí o nome.
Porém, os casos em seres humanos só foram registrados em 1954, na Nigéria.
Desde então, o Zica Vírus foi se espalhando, atingindo a Oceania, Polinésia Francesa e Brasil em 2015. Estima-se que a doença já esteja presente em cerca de 70 países.
Após se alimentar do sangue de uma pessoa contaminada pelo vírus, pode transportar o vírus. A fêmea coloca seus ovos em água limpa, depois as larvas ficam vivendo na água por pelo menos uma semana. Quando finalmente viram mosquitos, podem passar a transmitir o vírus com a picada em seres humanos.
Quando um indivíduo é picado, os sintomas do Zica Vírus podem aparecer entre 3 a 12 dias.
É importante salientar também que, além da picada do mosquito, o Zica Vírus pode ser transmitido por relações sexuais e saliva.
Quais são os sintomas do o Zica Vírus?
- Febre de média a alta
- Dor muscular e abdominal
- Manchas avermelhadas na pele
- Pequenas feridas na boca
- Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos
- Dores articulares, principalmente das mãos e pés
- Irritação nos olhos (conjuntivite leve)
- Diarreia
Cuidados a serem tomados
Se você teve Zica Vírus e se descobriu grávida comunique ao médico responsável que irá acompanhar você durante toda a gravidez. Como ainda não existe um remédio ou vacina contra o Zica Vírus, a melhor coisa a fazer é se prevenir, seja com uso de repelente, assim como as questões de higiene que evitam a proliferação do mosquito.
É importante ressaltar que o mosquito se prolifera em temperaturas mais quentes, por isso os casos da doença aumentam muito mais no verão.
Dicas para cuidar da sua casa e evitar a proliferação do mosquito
- Procure tampar suas caixas e recipientes com água
- Use repelente sempre
- Lave com frequência, os tanques utilizados para armazenar água
- Mantenha a caixa d’água sempre bem fechada e coloque tela no ladrão das caixas
- Remova folhas e galhos que possam impedir a água de correr pelas calhas
- Troque a água de plantas aquáticas uma vez por semana
- Não deixe água acumulada nas lajes
- Encha os vasos e pratinhos de plantas com areia até a borda. Ou lave-os uma vez por semana;
- Coloque o lixo na lixeira e conserve-as sempre bem fechadas e longe do alcance de animais;
- Procure não deixar tampinhas de garrafas no quintal, pois também acumulam água
- Muita atenção aos pneus e recipientes que podem acumular água
- Fique sempre em alerta e pense no melhor para o seu bebê! Esperar um pouco mais para ter seu filho e
- poder ter sua gravidez com mais tranquilidade é muito mais assertivo.
Como viu não podemos afirmar que quem ja teve zika pode engravidar ou não. O melhor será sempre você se aconselhar com seu médico de família.
Leia também: