Sabe reconhecer a nova nota de 50 euros? É importante que aprenda pela sua segurança!

Já está em circulação e vai ficar a circular ao mesmo tempo que as da primeira série. Esta nova nota distingue-se pelo desenho renovado, com cores mais fortes e pelos novos elementos de segurança.

A cor é a mesma, laranja e tem as mesmas medidas. Mas inclui novos elementos de segurança que, de acordo com o banco de Portugal, faz com que sejam mais eficazes.

Se por acaso, alguém lhe pedir para trocar as notas antigas pelas novas, chame logo a policia. E para saber se é verdadeira, basta tocar, observar e incline a nova nota. Vai ver que as diferenças começam logo no papel, que é mais firme e ligeiramente sonora. E as suas pontas têm pequenas linhas impressas em relevo, que tornam mais fácil o reconhecimento para pessoas com dificuldades visuais. Outro detalhe, é a tinta. Esta é mais densa no principal elemento gráfico da nota, nas inscrições e nos números maiores.

E se puser a nota em contraluz, a janela que está na parte de cima da banda holografica prateada fica transparente e mostra uma imagem da deusa Europa. E ao inclinar, a banda revela duas áreas brilhantes e a imagem da deusa aparece no outro lado da nota, de uma forma mais esbatida e acompanhada do elemento gráfico principal com o valor da nota. E mais abaixo vê-se o numero 50 a passar de verde-esmeralda a verde-escuro, consoante a inclinação.

Deve procurar o filete de segurança negro de alto a baixo, a meio da nota. A banda prateada deve mostrar a deusa Europa. E ao colocar a nota numa superfície escura, as áreas claras ficam mais escuras e o holograma fica imediatamente visível.

O filete de segurança também inclui pequenos símbolos do Euro e o valor.

Há outros elementos mas que só são visíveis com lâmpadas especiais ou infravermelhos.

E de todas as notas em circulação, a de 50 euros é a que tem maior representatividade. Detém cerca de 45% da quota de circulação.

(1 Avaliação, Artigo com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...
loading...