A tendinite do ombro é mais comum do que se julga, provoca dores, desconforto e rigidez nessa zona.
O nosso ombro é suportado por um conjunto de músculos chamado “manguito rotador” e “tendão bicipital”, sendo que este ultimo é responsável pela manutenção do osso do braço dentro do encaixe do ombro.
Se ficarem inflamados, dá-se uma tendinite. E isto pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer altura, de qualquer idade, embora haja mais incidência para quem mais de quarenta.
De uma maneira geral a tendinite é provocada por um movimento mal feito, por levantamentos de peso ou por exercicios que deixam a articulação sobrecarregada ou até mesmo uma queda ou um choque.
Para tratar deste problema não é preciso recorrer a cirurgias, normalmente basta a aplicação de analgésicos e fisioterapia, que têm como objectivo reduzir a inflamação e a dor.
Não deixa de ser necessário uma dose de paciência para curar a tendinite do ombro, mas é possível fazê-lo no espaço de 2 meses, com exercicios especificos.
Aqui vão algumas dicas para quem sofre deste problema:
Evitar actividades que impliquem movimentos com o ombro durante duas semanas, para reduzir a dor e o preparar para a fisioterapia;
Aplicar gelo ou compressas frias na zona durante 15 minutos, umas 3 a 6 vezes por dia;
Massajar o ombro com azeite;
Evitar levantar o braço acima do ombro e levantar pesos;
À noite, ao deitar, certifique-se de não se apoiar no braço afectado;
Tomar suplementos de cloreto de magnésio e vitamina D;
Utilizar compressas de óleo de rícino;