Pode parecer inacreditável, mas com esta dica, e que não tem quaisquer efeitos secundários, vai conseguir ficar com os dentes brancos e brilhantes, removendo a placa bacteriana, em apenas 5 minutos e sem sair de casa.
O tártaro, para quem não sabe, é a acumulação de cálcio e de fósforo na superfície dos dentes. E esta placa bacteriana acumula-se através de restos alimentares, saliva e microrganismos.
Índice do artigo
Existem 2 tipos de tártaro:
Sub-gengival, que fica debaixo das gengivas, tem uma consistência firme relativamente ao supragengival com uma coloração enegrecida ou esverdeada.
Supra-gengival, que se encontra acima da borda das gengivas apresentando uma coloração branca ou amarelada. Esta é removível com facilidade.
E a principal causa do tártaro deve-se a uma alimentação demasiado acida e a falta de higiene dentária também contribui para o desenvolvimento da placa bacteriana.
Alimentos e suplementos benéficos para evitar o tártaro:
• Frutas frescas e vegetais crus, como rúcula, espinafres, acelgas, alface e maçãs
• Argila branca, que ajuda a alcalinizar o nosso organismo e o pH da boca
• Água do mar, que limpa e fortalece os dentes ajudando também a alcalinizar o pH da boca
• Stévia, um adoçante natural benéfico para os dentes
Técnicas para remoção e diminuição do tártaro:
Pó de carvão activo – vai ajudar a clarear os dentes e é um dos tratamentos odontológicos mais procurados na actualidade. E tal como o bicarbonato de sódio, o carvão activo não deve ser usado em excesso e com muita frequência, pois pode tornar-se abrasivo para o esmalte dentário. O carvão activo deve ser de origem vegetal (de madeira, de coco, etc). Para aplicar, basta molhar a escova de dentes com água e ponha um pouco de pó de carvão em cima desta. Esfregue os dentes normalmente e lave com água tépida.
Óleo de girassol – lavar com este óleo ajuda a limpar a placa dentária e a remover as toxinas da nossa boca. Recomendado especialmente para infecções bucais, gengivites e destes meio soltos. As suas propriedade anti-fungicas, anti-bacterianas e anti-inflamáveis fazem deste tratamento um excelente anti-septico oral. Para aplicar, basta gargarejar com óleo de girassol.
E é claro nunca se esqueça de escovar os dentes e usar fio dental para ter a certeza que não ficam resíduos alimentares entre os dentes durante a noite.