Sangramento no nariz, sem causa aparente, é mais comum do que imaginamos. Não pense que se trata de uma doença grave. Não é nada disso. Quase sempre é algo sem piores consequências. Nosso nariz contém pequenos vasos sanguíneos tão delicados que podem sangrar facilmente. Sabemos que, quando alguém passa por isso pela primeira vez, tende a ficar muito assustado, pois sangue não é uma coisa agradável de ser ver.
No entanto, como dissemos, nem sempre o problema está relacionado a doenças sérias – a menos que seja um sintoma repetitivo, então você deve procurar um médico.
Afinal, doenças como hipertensão arterial, doença renal ou hepática podem causar hemorragias nasais facilmente. Fatores como a falta de ar ou o consumo de certos medicamentos também podem causar hemorragias nasais.
Se a parte interior do nariz ficar irritada ou seca, o que vai provocar uma fissuração, então é possível que tenhamos sangramento em uma das narinas.
Conheça outras causas:
- – Anticoagulantes e anti-inflamatórios podem agravar hemorragias nasais
- – Assoar o nariz de forma brusca pode danificar os minúsculos vasos sanguíneos
- – Espirros causados por resfriados e alergias, também são causadores de pequenos sangramentos
- – Uso abusivo de descongestionante nasal
Se você puder evitar os itens acima, melhor – pois evita o desconforto de tentar conter o sangue.
Entretanto, se a hemorragia já está acontecendo, você deve queimar um pedaço de algodão – prenda o algodão com um garfo ou faca em uma superfície que não seja inflamável, ateie fogo, deixe queimar superficialmente e sopre com força até apagar o fogo e cessar a brasa.
Coloque um pedaço desse algodão na narina que sangra e deixe por uns dez minutos ou até que o sangramento tenha parado completamente. Evita o máximo assoar o nariz depois de estancar o sangramento.
Consultar um médico não é necessário em casos de simples hemorragias. Mas, se o sangramento não parar após 20 minutos ou se você sofrer algum golpe na cabeça e o nariz estiver muito machucado, procure ajuda do seu médico imediatamente.
Vimos em: tacerto.pw